segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pedindo perdão ao Patriarca da Independência



Por Decreto Estadual nº 50499 Artigo 1º Parágrafo II, é feita anualmente a transferência simbólica no dia 13 de junho de cada ano, data de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, da sede do Governo do Estado de São Paulo para a cidade de Santos.
Herói da Pátria, consolidador da Independência no Brasil, unificador da Pátria, pai da marinha de guerra no Brasil, e tantos outros títulos concedidos à este Santista, exemplo de dignidade etc e tal... Poderia ficar dias relatando os feitos desse nobre cidadão, mas hoje estou aqui no meu momento cívico, para pedir perdão à José Bonifácio de Andrada e Silva.
Sim, eu peço perdão ao Patriarca da Independência, por eu não ter concedido ao meu filho, à nobreza do nome dos Andradas em sua certidão de nascimento.
Meu marido que hoje certamente está no céu, ao lado dos seus ilustres antepassados, não devia ter consentido na minha teimosia em omitir o sobrenome Andrada na certidão de nascimento do nosso filho Ricardo. Não estou querendo redimir a minha culpa, e como meu marido dizia, o sobrenome Andrada não serviria hoje , sequer para se abrir um crediário nas Casas Bahia, sem contar que todas as vezes em que perguntavam-lhe o nome, ele tinha que responder e frisando bem um dos sobrenomes: "An-dra-dA"... com A no final. E em 99,9% dos casos ainda vinha escrito Andrade.
Minha sogra bem que insistiu, dizendo que o neto mais tarde teria orgulho em ser reconhecido como um Andrada,chegou mesmo a brigar comigo, pois ela amava a aristocracia.
Não demorou muito para que eu descobrisse o quanto ela tinha razão. A 1ª vez na escola quando caiu numa prova a pergunta: Quem foi José Bonifácio de Andrada e Silva? Ricardo respondeu: "Foi o tataravô do meu bisavô". Nem sei se essa sequência é realmente a correta, pois já se passaram 171 anos da morte de José Bonifácio, e eu nunca me preocupei em montar a árvore genealógica.
Perguntei ao meu filho quando ele já estava adulto: Você gostaria que eu tivesse incluído no seu nome o sobrenome Andrada? Ele disse que sim. Conversamos sobre essa atual possibilidade e vamos procurar meios para fazermos a inclusão em sua certidão de nascimento, do sobrenome Andrada. Já disse à ele que as despesas para isso, faço questão de pagar, por se tratar de minha culpa, minha máxima culpa. Seria bom a gente esperar que os filhos crescessem, para que pudessem escolher os próprios nomes.

Marcadores: , , , , , ,