domingo, 12 de abril de 2020

Feliz Páscoa !

Feliz Páscoa aos que tecem com o olhar o perfil da alma e, no silêncio dos toques, curam a pele de toda aspereza. E aos amantes tragados pelo ritmo incessante de trabalho, carentes de carícias, que postergam para o futuro o presente que nunca se dão.
Feliz Páscoa aos que ousam ser gentis e doces, sem pudor de abraçar o menino que carregam dentro de si.
Feliz Páscoa aos que sabem amarrar o seu burrico à sombra da sabedoria e jamais negociam a felicidade em troca de uma arroba de milho que, vista à distância, parece pepita de ouro.
 Feliz Páscoa  aos que colhem borboletas ao alvorecer e sabem que a beleza é filha do silêncio.
Feliz Páscoa aos que garimpam utopias nos campos da miséria e trazem seus corações prenhes de indignação, sem jamais olvidar o próximo como seu semelhante.
Feliz Páscoa aos que, montados na indiferença, atropelam delicadezas, até que a dor lhes abra a porta do amor.
Feliz Páscoa aos que nunca fecham a janela ao horizonte;
 aos  que  ofertam luas à namorada e fazem da poesia a sua lógica.
Feliz Páscoa aos  colecionadores  de sonhos  e trabalho e que  na primavera, colhem frutos de plenitude.
E aos que brincam de amarelinha ao entardecer e desconfiam dos adultos exilados da alegria.
Feliz Páscoa aos trovadores de esperanças, aos lavradores que fartam nossas mesas, com humanidade  e aos banqueiros da generosidade, que sabem tirar água do próprio poço.
E aos que mantêm em cada esquina oficinas de conserto do mundo.
Feliz Páscoa aos que nunca banem do espírito a presença de Deus e fazem da vida uma oração. E às bailarinas fantasiadas de anjos, que sobem, na ponta dos pés, a curva policrômica do arco-íris.
Feliz Páscoa aos que descobrem Deus escondido numa compota de figos em calda ou no vaga-lume que risca um ponto de luz na noite desestrelada.
E aos que aprendem a morrer, todos os dias, para os apegos de desimportância e, livres e leves, alçam vôo rumo ao oceano da transcendência.
• Frei Betto.

PS.: Há muito tempo que não posto nesse blog. Mas hoje recebi esse poema  da amiga Regilene, que faz parte de um grupo que participo no WhatsApp:  Amigos da EIT (Escola Industrial de Taguatinga - DF) e vinha acompanhado de um recadinho para mim que dizia assim: "Lembrei de vc Alzira". Respondi à ela  que achei lindo demais e que cada  citação teve um suspiro meu🥰. E como é dando que se recebe, a presentei com  uma das minhas garimpagens preferidas. Da época  que  penso ainda  não existia   facebook  nem whatsapp  e eu tinha tempo para aliviar a alma  alimentando este meu  blog, hoje tão abandonado, quase  esquecido. Era uma postagem de 16.07.2009 com foto do semeador de estrelas  e  que dei à ela como presente por lembrar de mim nesse poema de Páscoa tão lindo.  Regilene  é dessas pessoas que tb não  fecha a janela do seu horizonte para contemplar belezas,  ela é  como o semeador,  que "colhe borboletas ao alvorecer e sabe que a beleza é filha do silêncio".No coração hoje , só gratidão.