domingo, 2 de agosto de 2009

Libertem os Pássaros!!!


Quando visito uma casa e me deparo com pássaros presos, procuro nunca mais voltar ao lugar. Se existe algo que me tira realmente do sério, é ver pássaros engaiolados. Eu tenho vergonha de olhar um bichinho desses preso e não abrir a portinha para deixá-lo sair... Sinto como se ele me dissesse: "Voce pode me libertar, é só querer". E por pensar que leio a mente deles é que já cheguei até mesmo a apanhar por ter a coragem de libertá-los.
Esse sentimento me acompanha desde a infância, quando costumava passar férias no sítio do meu avô. Era para lá que íam dezenas de primos(as) passar as férias escolares. Eles gostavam de montar arapucas para prender as avezinhas, mas não conseguiam levá-las para suas casas, pois meu avô não permitia. Nessas férias eu criava pra mim uma missão secreta: Encontrar e desmontar as armadilhas... E eu ía sempre um pouco além, destruindo-as quando as encontrava. Até o dia em que a turminha descobriu e quase morri de tanto apanhar.
No mês passado ao ir buscar minha cadelinha Fluke no pet shop da Rua Bahia (ao lado da antiga DP), o proprietário me informou: "Semana que vem teremos novidades, estou expandindo a loja, vou ter pássaros lindos à venda"...
Isso me atravessou o coração, como se me cravassem um punhal. Falei que ele acabava de perder uma cliente, pois se eu retornasse àquela loja, seria com a única finalidade de libertar os pássaros. E como sempre, veio as desculpas esfarrapadas, de todas as pessoas que ganham dinheiro explorando esses seres indefesos. Dizer que os pássaros nascidos em cativeiro, provém de criadores legais autorizados pelo IBAMA e blá...blá... blá... e que não sobreviveriam em liberdade. Essa é a mais comum das desculpas usadas por esses criminosos. O que voce diria se fosse permitido criar pessoas em séries em laboratórios, e não deixar essas pessoas sairem às ruas para viverem? Absurdamente desumano!!! É isso que fazem com os pássaros. Penso que deve ser tremendamente humilhante para um pássaro, ver seus amigos à voarem livres, acasalando-se e cantando alegremente em liberdade, enquanto ele está alí preso e indefeso.
Eu preferiria viver apenas 1 dia em liberdade, do que viver 100 anos enjaulada. Não há nesse mundo ninguem que me convença dessa "legalidade".
Autorizar essas reproduções, é alimentar esse crime contra aves indefesas. LIBERTEM OS PÁSSAROS!!!

Marcadores: , , , , , , ,