domingo, 16 de novembro de 2008

Medo


Este ano minhas amigas do clubinho das Luluzinhas, resolveram inovar no amigo oculto.O sorteio será online, e poderíamos mandar mensagens, sugestões de presentes, para determinado site. Achei a idéia muito boa, uma forma nova de interagir, e resolvi preencher o meu cadastro de inscrição. Mas os itens obrigatórios solicitado, como CPF e renda, me fizeram recuar.Não sei se por coincidência ou não, recebí no dia seguinte, um email de uma amiga do clubinho, que me fez refletir...
Era um email baseado em um artigo publicado no Jornal da Bahia,por Alberto Gueiros: "O medo causado pela inteligência". Como o texto é bem longo, sugiro que se houver interesse por parte do leitor, que acesse o link: www.capao.com.br/abre_artigo.asp?id_artigo=457 e leia na íntegra.
O medo as vezes tem seu lado positivo. Não me refiro ao medo fobia, esse deve ser tratado. Falo do medo sadio, como auto preservação da vida. Por exemplo: Eu sempre tive muito medo do mar, e por isso respeito-o, não transgredindo a regra: "Água no umbigo... Sinal de perigo". Sempre achei que o mar não simpatiza com pessoas, pois suas ondas estão sempre nos empurrando para fora. E nós teimamos, insistimos em desafiá-lo... Até a hora que o mar se enfurece e resolve nos dar uma lição. Eu já tive algumas dessas lições, e o meu respeito agora, chega ao ponto de antes de mergulhar, me benzer e pedir permissão à ele para entrar. O meu medo não é doentio, seria se eu nunca mais, após as lições recebidas, não mais entrasse., então teria que tratar psicologicamente esse medo.Para navegar na Internet temos que ter cautela, e se um site me pede CPF, renda, etc... Acende aquela luzinha amarela de perigo, como a bandeira do salva vidas na praia. Fico em estado de alerta, presto muita atenção para não fazer bobagem. Esse medo saudável me faz ir em busca de informação, pedir opiniões à profissionais da área, ser cuidadosa... E se alguem me diz: Coloca um CPF falso, mente seu nome, omite sua renda...Mentir exige esforços, voce passa a cercar-se de muitas mentiras para manter uma pequena mentira. Ao contrário da verdade, que não dá o mínimo trabalho. E se tenho que mentir por não confiar em determinado site, então melhor que nem entre nele. Esse medo saudável, faz parte da sobrevivência em um mundo virtual tão cheio de armadilhas.A vida é feita de momentos... Momentos de agir e momentos de recuar...E se o seu sinal de alerta se manifestar, recue... Busque informações esteja atenta para as correntezas de sua navegação, mas nem por isso deixe de navegar. Internet é bom, e tanto na vida pessoal como na profissional, já me trouxe muitas alegrias.

Marcadores: , , , , , , , , , ,