domingo, 5 de julho de 2009

Filmes Iranianos

"Nada nessa vida acontece por acaso". Essa é a frase feita mais certa que conheço. E é partindo dela que vou contar-lhes esse caso real que aconteceu comigo.
Como todos já estão carecas e outros até cabeludos de saber, sou corretora de imóveis, e como tal , já realizei muitos sonhos ao tão desejado "Lar-doce-lar".
Há mais ou menos quatro anos atrás, atendi um pai e filho Iranianos. Eles não sabiam o que queriam... Se casa ou apartamento. Também não sabiam quanto queriam investir, e eram fechados em sua forma de comunicação. Eram bem simples na forma de se vestir... Bermudas, sandália havaianas e camiseta. Eu nunca avaliaria um cliente pela sua vestuária, pois meu pai costumava entrar em lojas de automóveis para comprar um carro zero, com calças de trabalhar na fazenda, chinelo de dedo , por que estava sempre com os dedos dos pés machucados, por pisadas de vacas. Eu me deliciava com a cara de surpresa dos vendedores, quando o interrogavam: O Sr. pretende pagar em quantos anos? E ele enfiava as mãos nos bolsos, tirava aqueles pacotões de dinheiro amarrado em elástico e dizia em sua simplicidade: Vou pagar tudo agora mesmo. Nessa hora, logo aparecia o gerente, tentando convencê-lo a levar um modelo mais caro. E urgentemente pedia à secretária para trazer água, café... Acredito que ficavam envergonhados por terem se comportado de forma tão preconceituosa.
Relatei a forma simples como esses clientes Iranianos se vestiam, por que algumas pessoas que estavam na sala comigo, ao verem eu me levantar para atendê-los, chegaram inclusive à comentar que eu iria queimar a minha vez com eles, pois não tinham perfil de compradores. Como estavam enganados... Essa foi a venda em que tive uma das maiores remunerações.
Um dos princípios básicos para voce ser uma vendedora de sonhos (Corretora de Imóveis), é não pensar na sua comissão, ela será uma conseguência se voce empenhar-se em descobrir a necessidade do seu cliente. E para isso voce precisa conquistar-lhe a confiança, o que exige muita paciência... E com esses meus clientes a "quebrada de gêlo" não estava sendo fácil. Eles não demonstravam o menor interesse em minhas tentativas de conquistas... Eram evasivos, respondiam apenas SIM ou NÃO.
Foi aí que meu Anjo da Guarda(sempre em prontidão) soprou em meu ouvido:"Fale à eles que você é uma viciada em filmes Iranianos"...
Não perdi tempo... E do banco de trás daquele Jeep empoeirado e apertado, disparei: "Sabe, eu sou uma louca apaixonada por filmes Iranianos. O atendente da minha locadora tem meu telefone, sabe que será gratificado sempre que me informar sobre a chegada de um novo filme Iraniano. Eu não compreendo como um País de povo tão briguento como o Irã, consegue fazer filmes tão sublimes, que despertam em mim durante semanas e as vezes meses, questionamentos... e blá blá blá blá...." Eu nem havia percebido que eles pararam o carro para escutar o que eu falava com tanto conhecimento e euforia. Disseram que jamais em País algum alguem tinha demostrado tanto interesse pela arte deles, e que a produção desses filmes que aguçavam tanto a minha sensiblidade, vinha justamente dessa dor de um povo sofrido pelas perdas em guerras...
Desnecessário dizer que ficamos horas conversando sobre filmes Iranianos.
Eu nunca imaginei que minha paixão por filmes Iranianos, fosse render a venda de um imóvel em um dos bairros mais nobre de Santos, que não cabe aqui revelar, por respeito à privacidade do cliente. Nada é por acaso, como não foi por acaso minha paixão por filmes Iranianos.

Dentre os filmes Iranianos que assisti, posso citar : "Onde Fica a Casa do Meu Amigo?, Tempo de embebedar Cavalos, As borboletas estão logo atrás, Flores de Pedra," e dezenas de outros que a péssima memória não me permite lembrar...
Mas sem sombra de dúvida, o filme Iraniano que mais me marcou foi "Filhos do Paraíso".
Um filme sem efeitos especiais holywoodianos, mas merecedor de um oscar, pela sutileza, que nos remete à nossa mais profunda sensibilidade, criando em nós a necessidade de reflexão, sobre valores morais... Não há como não se emocionar. Para quem não viu... Trata-se da história de um menino de + ou - 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã. Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o... Não vou contar o filme todo né? Se você ainda não assistiu, assista... Eu recomendo!

Marcadores: , , , , , , ,