segunda-feira, 2 de novembro de 2009

" Se quiseres poder suportar as dores da vida, fica pronto para aceitar a morte".

(Foto captada por minhas lentes, em um cemitério lindo de Floripa)

Quando eu era bem pequenina, meus pais se mudaram para a cidade de Mossoró=RN. E na Rua João da Escóssia, onde fomos morar, havia um cemitério.
Naquela época, ao anoitecer, a vizinhança colocava as cadeiras na calçada e enquanto proseavam, podiam observar a alegria dos filhos nas brincadeiras de roda, cabra-cega, passa anel, etc..
Neste etc, havia uma brincadeira em que a pessoa que ganhava a liderança, era quem comandava, e toda a turma tinha que obedecer, senão levava bolo(apanhava). Então era mais ou menos assim... Acompanhem os diálogos do "carrasco" e dos servos:
CARRASCO : Tô no trono
Servos : - Quem lhe tira?
CARRASCO : O meu povo
Servos : O que que manda?
CARRASCO : Remanim Remanim(não sei se era mesmo esse nome rss) mandou dizer que só me liberta, se todos forem ao cemitério(lugar preferido que todo carrasco nomeava rss) e trouxer uma flor...(as vezes era uma pedra... Ou areia... Conforme a criatividade do carrasco rss). Quem não for, tá fora da brincadeira, e o último que chegar leva bolo(apanhava um tapinha, as vezes tapão na mão).
Saíamos em correria para pular o muro do cemitério. Ríamos tanto... Lembro-me de alguns amigos como a Maria, o Hugo, as vezes faziam xixi na roupa de tanto rir.
Durante o dia, brincávamos de casinha nas sepulturas lindas, que tinham vasos com flores e porta-retratos, fazíamos tambem festinhas de batizados para nossas bonecas. Nossas mães não gostavam que brincássemos lá, algumas até diziam que era um desrespeito para com os mortos. Nunca concordei com isso, levávamos nossa alegria e acho até hoje que as alminhas deviam gostar de nossa companhia, pois acreditem:
Nunca reclamaram... Nem mesmo o temível cangaceiro Jararaca, conhecido por todo morador daquela região, cuja perversidade diziam, ter espetado uma criancinha na ponta de sua faca e arrancou com essa mesma faca, os bicos do seio de uma mulher, e pertencia ao grupo do bando de lampião, e agora jazia alí, tambem não reclamava e tão-pouco nos assombrava. Essas aventuras fizeram de mim uma menininha corajosa, que não tinha nenhum medo de "alma penada".
A menininha foi crescendo, e deparando-se com a certeza de que mesmo as pessoas que conhecia, que faziam parte de sua família, um dia se mudariam para lá. E ela percebe que se entristece com a morte, chorando essas perdas. Sentí ainda criança, com a morte do meu irmãozinho Ângelo, o arrepio de que nem eu, nem as pessoas que eu amava, poderiam viver para sempre.
Quando na escola é chegada as aulas de religião, começando a preparação para o catecismo, descubro encantada, que além da minha mãe, tambem minha professora, o padre, e todos os meus amigos de classe, acreditavam que se obedecessem os 10 mandamentos da lei de Deus, teriam a garantia de um lugar no céu. E essa idéia que um céu nos espera, que ainda há mais vida depois dessa pra gente aproveitar, isso foi um acalento, conforto, para mim e para tanta gente.
Penso que um dos motivos para os jovens embarcarem na droga, na criminalidade, seja a falta de fé. Considerando que a maioria dos pais estão sem tempo, para conversar sobre qualquer assunto com seus filhos, porque não acrescentar novamente essa matéria no calendário escolar?
E a frase mais perfeita para esse Dia de Finados, é a de Sigmund Freud: " Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte".
Ahhh eu apenas corrigiria a frase dele assim :Se quiseres poder suportar as dores da morte, fica pronto para aceitar a vida.
Pois a vida é maravilhosa, é presente divino, e para que possamos valorizá-la, vez por outra surgem algumas DORES, e isso inclui as separações carnais. E muito me alegra a ideia de que as pessoas que amei, e que não mais estão aqui, por terem sido tão boas, estão vivendo mais uma vida, e ainda mais feliz, no céu.

Marcadores: , , , , , ,