quinta-feira, 21 de maio de 2009

Câmera Educação

Foto: Fortaleza da barra... Meu pedacinho de Grécia vista de Santos.

Hoje dormirei melhor e terei lindos sonhos coloridos...
Na dificílima tarefa de escolher a melhor redação na 5ª edição do Câmera Educação, me conscientizo que nosso planeta está em boas mãos, pois esses jovens tem o que nossa geração não teve: Educação Ambiental. Neles a semente foi plantada,e a natureza colherá bons frutos.
Escolhi a redação do Fernando por que quando o assunto é libertar os pássaros, levanto sempre a minha bandeira. E ele deu xeque-mate arrematando com telhadinhos brancos... Fico imaginando toda a Baixada Santista transformada em "Grécia" .Parabéns Fernando e boa sorte!
Partipe também, exerça sua cidadania, tem redações lindas... Escolha a sua e vote... É só acessar: http://tvtribuna.wsoma.com/cameraeducacao/escolas.asp


Título: Ameaças ao meio ambiente
Fernando Henrique Costa de Oliveira
9º ano A – E.M. Cidade das Crianças
Praia Grande – SP

O meio ambiente está sendo muito maltratado pelo homem. Pessoas do grupo Greenpeace arriscam suas próprias vidas para salvá-lo. Elas vão em busca de proteger e ajudar a natureza limpando rios cheios de latas, garrafas, pneus e outros tipos de lixo. Elas também cuidam dos animais em extinção como, por exemplo, o tatu, a arara-azul, a onça pintada, as preguiças, as tartarugas e muitos outros tipos de animais inocentes. Elas dizem que a natureza pode dar a impressão de que não tem organização, de que os seres vivos nada têm em comum e que toda a diversidade surgiu por acaso, mas, na realidade, essa aparente desordem encobre a perfeita organização da natureza. Nela os seres vivos estão bem adaptados ao ambiente e mantêm entre si diversas relações quanto à alimentação e proteção. Cada espécie, por menor ou mais estranha que seja, tem muitas características em comum com as outras e desempenha um determinado papel ecológico. Todas elas dividem e mantém o equilíbrio do ecossistema ao qual pertencem. Com isso eles defendem a natureza, buscando dar importância para nosso planeta ser bom e sem maldades.
Em minha opinião, as ações que eu tomaria para reverter a degradação do meio ambiente seria chamar o povo da minha comunidade e ia fazer uma geral no bairro: limpar as ruas, calçadas, os rios e fazer uma coleta dos produtos que sujam o ambiente, tais como, garrafas, papelão, plástico. Tudo separado para manter minha cidade limpa; cuidar dos animais que são pegos pelo homem, como periquito, papagaio e também ia ficar de olho nos maltratados cachorros, gatos, pássaros que estão na mira do homem; falaria para as pessoas do meu bairro pintar seus telhados de branco para ajudar a diminuir a temperatura do planeta. E por último chamaria a comunidade toda do meu bairro, avisaria sobre estas coisas para elas seguirem em frente, sem tropeçar e ser ignorante com relação ao meio ambiente. Toda semana dar uma limpada geral no bairro e avisar as outras pessoas para terem compreensão e olharem para frente com consciência para que não tragam a nosso planeta destruições como: aquecimento global, desmatamento, poluição, dentre outras maldições. É só cada um fazer sua parte e saber o que está fazendo de errado para reverter e fazer tudo que ajude nosso planeta a ser feliz, bom e limpo.

Marcadores: , , , , , ,